segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novo Impacto na América do Sul - 2010

Sábado, 26 de Setembro de 2009

Novo Impacto na América do Sul

Um dia antes de a Revista Adventista começar a circular no País, sua equipe se mobilizou para acompanhar a cerimônia de lançamento e dedicação do livroTempo de Esperança e da revista Um Dia de Esperança,para 2010. Cerca de trinta administradores da Igreja na América do Sul e 330 servidores da Casa Publicadora Brasileira se reuniram para celebrar um culto especial, na manhã de 31 de agosto. A programação, dirigida pelo pastor Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana, teve o objetivo de envolver os líderes das Uniões brasileiras e funcionários da editora no preparo e futuro desenvolvimento da campanha para o próximo ano.

O clima de gratidão e solenidade contagiou a todos. Estrategicamente arranjados na plataforma do auditório, os primeiros exemplares da revista Um dia de Esperança e do livro Tempo de Esperança representaram muito bem as palavras do pastor Erton: “A semente está lançada; que a árvore germine e os frutos venham para a glória de Deus.” Os breves discursos dos líderes da Igreja, bem como os hinos e orações traduziam o sentimento de compromisso com a missão e expectativa pelos resultados do evangelismo de 2010.

A cerimônia na capela foi antecedida por dois momentos significativos na linha de produção da
editora. O primeiro, junto à máquina M600, na qual estão sendo impressos os 19 milhões de exemplares da revista missionária; o segundo, próximo à capeadora, equipamento utilizado para finalizar a produção dos 5.400.000 livros Tempo de Esperança. Nas duas situações, as máquinas foram paradas para que orações de gratidão e consagração a Deus fossem proferidas. Em seguida, os funcionários reiniciaram o trabalho a todo vapor, com a esperança renovada da bênção de Deus sobre os materiais que produzem.

Na programação, o pastor Erton também agradeceu aos servidores que trabalharam diretamente na redação, edição e diagramação das publicações, e destacou o investimento financeiro da Casa para popularizar o preço do livro para os membros, viabilizando assim a iniciativa. O presidente sul-americano enfatizou que o projeto para 2010 terá alguns desafios diferenciados: reavivar a guarda do sábado entre os adventistas e superar a previsível resistência de parte do público externo à mensagem do quarto mandamento. “A volta de Jesus é pregada por muitos cristãos, mas a verdade do sábado é uma característica da Igreja Adventista. Por isso, esperamos um impacto maior, que vai gerar alguma oposição, mas também muitas bênçãos e decisões”, prevê o líder.

Os materiais – No próximo ano, se depender da semeadura, a colheita será farta. Para atender tamanha demanda, serão necessários 1,2 mil toneladas de papel e 90 caminhões para o transporte. O ponto alto da campanha está previsto para maio: a realização do Impacto Esperança, com a distribuição da revista e promoção de projetos comunitários (15/5); e de nova edição do Lares de Esperança, com a distribuição do livro missionário.

Para 2010, a igreja vai contar com dois materiais com o mesmo tema, mas com abordagens distintas. A revista Um Dia de Esperança é uma literatura de semeadura, para o primeiro contato com os interessados. Trata da doutrina do sábado de maneira mais leve, destacando os benefícios existenciais e práticos do dia de descanso. Através dela, os leitores serão convidados a experimentar o sábado como uma solução para os desafios do dia a dia, como a falta de tempo para o descanso e a família, a ditadura do estresse e o peso da culpa e ansiedade.

O livro Tempo de Esperança, por sua vez, tem uma abordagem voltada para a colheita. Mostra o sábado de forma atrativa, mas sem deixar de lado temas distintivos da mensagem adventista. Nesta obra, o experiente evangelista Mark Finley destaca a relevância do sábado para um mundo à beira do colapso, demonstra a base bíblica do sétimo dia no Antigo e Novo Testamentos, comenta as controvérsias históricas sobre o tema e anuncia o papel do sábado no cenário profético. Também oferece respostas aos principais questionamentos sobre o assunto. Será uma leitura interessante e muito útil para os próprios adventistas.

Colheita certa – Espalhar a literatura adventista é garantia de que os frutos de conversão virão, ainda que a seu tempo. O casal Valdemiro Luciano e Edite dos Santos é prova disso. Eles receberam a revista Viva com Esperança dos amigos adventistas Irineu e Janislei Cordeiro. Para eles, a mensagem chegou na hora certa. Depois de terem lido todo o material, começaram uma série de estudos bíblicos que resultou no batismo da família no início de março, na Igreja do Alto da Glória, em Mamborê, PR.

Em Blumenau, SC, a industriária Maria Lúcia Costa aprendeu, por meio de uma revista, o que significa a palavra “esperança”. Ela conta que na tarde do sábado, dia 6 de setembro de 2008, data do Impacto Esperança, ela retornava para casa, depois de um dia cansativo de trabalho. Ao descer do ônibus, um desconhecido lhe entregou a publicação. Maria parou e acompanhou a programação musical que alguns solistas adventistas faziam no terminal urbano. Aquelas mensagens mexeram com a catarinense, que duas semanas depois já frequentava o templo adventista perto de sua casa. Entendendo que fora alcançada pela graça de Deus, foi batizada em dezembro do ano passado. Em março deste ano, apareceram outros dois frutos: o batismo dos filhos Gabriel, 14 anos, e Vítor, 9 anos.

Para o gaúcho de Esteio, Paulo Fernandes, de 66 anos, um folheto adventista foi o divisor de águas na sua vida. Ansioso por conhecer melhor a Bíblia, ele já havia procurado a igreja adventista do centro da cidade, mas por chegar tarde, não quis entrar no fim do culto. No dia seguinte, uma senhora da igreja bateu à sua porta, entregando-lhe um folheto missionário. Cheio de panfletos da campanha eleitoral do filho, Paulo brincou com a desconhecida, dizendo que poderiam trocar os materiais. Ele ficou surpreso quando descobriu que se tratava de um folheto da igreja que procurara. Convidado para assistir à programação noturna daquele mesmo dia, ele foi para não mais sair. Paulo foi batizado em fevereiro deste ano.

Genuinamente convertido, ele está comprometido com a pregação da esperança que há pouco tempo alcançou. Decidiu passar a administração da sua empresa aos filhos, para se dedicar integral e voluntariamente ao evangelismo em bairros pobres do município. Para realizar o trabalho, ele vai contar com a ajuda de um membro mais experiente e com os equipamentos que acabou de comprar: uma caminhonete, computador e projetor de vídeo. “Essas coisas não acontecem por acaso. Deus está me chamando há muito tempo. Senti que nunca fiz nada para Deus; agora é hora de devolver”, resume, agradecido, sua experiência.

Em Goiânia, o projeto Impacto Esperança mudou a vida do jovem Alissom Henrique Barbosa, que estava afastado, e de todo um clube de desbravadores. O rapaz foi abordado pelo tímido juvenil Yago de Andrade. Sem saber como responder ao interesse do desconhecido, o menino pediu o auxílio do seu conselheiro. Alissom foi convidado para participar da reunião do clube no dia seguinte. Ele foi o primeiro a chegar à igreja naquele domingo. Como resultado, 35 dias depois de receber a literatura, ele foi rebatizado. Hoje, não quer saber de deixar Cristo e os desbravadores. – Com reportagem de Guilherme Silva, Michelson Borges, Dina Karla Miranda, Felipe Lemos, Laerte Lanza e Caroline Ferraz.

Nenhum comentário: