sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O “Apocalipse” segundo Eduardo Sphor

“Inspirado na Bíblia e na cultura nerd, 'A batalha do Apocalipse', de Eduardo Spohr, se tornou um hit na internet e ameaça a hegemonia dos vampiros nas livrarias”, é o que registra o site da Revista Época tratando do Livro ´A Batalha do Apocalipse´ do carioca Eduardo Sphor, que nem de longe parece ter inspiração na Bíblia. Para ficção, tratado como ficção, pode ser um enredo interessante, mas dizer ser inspirado na Bíblia, não é verdade.

Em entrevista à Época, falou sobre como chegou, segundo a Veja, no sétimo lugar dos mais vendidos no Brasil.Diz ter crescido viajando com o pai e ter contato com muitas culturas e religiões e isso foi dando molde ao enredo do filme. Veja a entrevista completa aqui.

Opinião: Se colocado da maneira correta, isto é, dizer que é ficção, cada um tem a liberdade de fazer a sua opção de lê-lo como tal ou não. O problema, como aconteceu com "O Código da Vinci" de Dan Brown, é que muito poucos lêem a Bíblia para saber se é ou não verdade esse tipo de relato e acabam crendo como real e bíblico relatos de ficção! Devemos ter cuidado quando lidamos com crenças (não é assim que somos levados a agir com o alcorão, Islamismo?), especialmente quando lidamos com algo tão importante, a Bíblia. mas pode ser que Sphor ainda não saiba disso.