sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Democracia (Cracia do demo?)

Nos últimos dias pudemos ver nas nossas telinhas um embate entre os telejornais da Rede Globo e Rede Record. O bom da democracia é que ela permite que nós, do outro lado tenhamos escancarados diante de nós os dois lados da moeda.
Fica uma pergunta? Quem ganha com tudo isso? A democracia? Pode ser, realmente parece que sim, mas... Quem perde? Se de um lado fica claro as manobras das duas redes de televisão: A Rede Record e os seus diretores, fazendo mau uso do dinheiro dos fiéis da "Universal" e a Rede Globo e suas manobras políticas para deter o monopólio da informação e até alterar o cenário político; do outro estão os evangélicos que já são estigmatizados com uma série de preconceitos e mais uma vez poderão ser considerados "farinha do mesmo saco".
Cabe a você, caro leitor, avaliar, se informar e formar sua opinião. A minha é essa: Nem todos os Pastores são gananciosos como muitas vezes parece; nem todas as religiões desejam tanto o dinheiro como alguns tentam demonstrar; nem todas as religiões são "farinha do mesmo saco"!
Quer rever as matérias dos dois lados do embate?

E a luta continua...!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Para rir um pouco: "RESPOSTA DA GM PARA BILL GATES"

Numa feira de informática (Comdex), Bill Gates fez uma infeliz comparação da indústria de computadores com a automobilística declarando: Se a GM tivesse evoluído tecnologicamente, tanto quanto a indústria de computadores evoluiu, estaríamos dirigindo carros que custariam 25 dólares e que fariam 1000 milhas por galão (algo como 420 km/l)'.

A General Motors, respondendo 'na bucha', divulgou o seguinte comentário:

Se a Microsoft fabricasse carros:

01 - Toda vez que eles repintassem as linhas das estradas, você teria que comprar um carro novo;

02 - Ocasionalmente, dirigindo a 100 km/h, seu carro morreria na auto-estrada sem nenhuma razão aparente, e você teria apenas que aceitar isso, sem compreender o porquê! Depois, deveria religá-lo (desligando o carro, tirando a chave do contato, fechando o vidro saindo do carro, fechando e trancando a porta, abrindo e entrando
novamente... Em seguida sentar se no banco, abrir o vidro, colocar a chave no contato e ligar novamente). Depois, bastaria ir em frente como se nada tivesse acontecido;

03 - Ocasionalmente a execução de uma manobra a esquerda poderia fazer com que seu carro parasse e falhasse... Você teria então que reinstalar o motor! Por alguma estranha razão você aceitaria isso como 'normal';

04 - A Linux faria um carro em parceria com a Apple, extremamente confiável. Cinco vezes mais rápido e dez vezes mais fácil de dirigir. Mas apenas poderia rodar em 5% das estradas.

05 - Os indicadores luminosos de falta de óleo, gasolina e bateria seriam substituídas por um simples 'Falha Geral ou Defeito Genérico'(permitindo que sua imaginação identifique o erro!);

06 - Os novos assentos obrigariam todos a terem o mesmo tamanho de bunda;

07 - Em um acidente, o sistema de air bag perguntaria: 'Você tem certeza que quer usar o air bag?'

08 - No meio de uma descida pronunciada, quando você ligasse o ar-condicionado o radio e as luzes ao mesmo tempo, ao pisar no freio apareceria uma mensagem do tipo 'Este carro realizou uma operação ilegal e será desligado!'

09 - Se desligasse o seu carro utilizando a chave, sem antes ter desligado o radio ou o pisca-alerta, ao ligá-lo novamente, ele checaria todas as funções do carro durante meia hora, e ainda lhe daria uma bronca para não fazer isto novamente; (ÓTIMA).

10 - A cada novo lançamento de carro, você teria de reaprender a dirigir. Coisa fácil! Você voltaria a auto-escola para tirar uma nova carteira de Motorista;

11 - Para desligar o carro, você teria de apertar o botão 'Iniciar';

12- A única vantagem: Seus netos saberiam dirigir muito melhor do que você!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Universitários despreparados para debater criacionismo

Na tarde de sábado, 25 de julho, o jornalista Michelson Borges foi convidado para palestrar no Centro universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, sobre o contraste existente entre criacionismo e evolucionismo. A apresentação foi direcionada a acadêmicos e membros da comunidade local. Borges apresentou vários argumentos que, segundo ele, evidenciam a inconsistência do evolucionismo. Para comprovar seus argumentos, aproveitou para mostrar várias contradições apresentadas pela mídia com respeito às últimas descobertas paleontológicas, ciência que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento a longo tempo geológico.
Apesar de não ter formação na área de ciências biológicas, Borges tem se dedicado a apresentar o paralelo entre o criacionismo e o evolucionismo desde 1994. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o jornalista relata que a motivação que teve para divulgar o criacionismo veio do geólogo Nahor Neves de Souza Jr., que, assim como ele, dedica parte de seu tempo para divulgar o resultado de suas pesquisas. "Para mim, ele é um mentor", declara o palestrante. Como divulgador da teoria criacionista, Borges tem sido um dos destaques nesse meio, dentro do País.
No fim do mês de junho deste ano, o criacionista foi procurado pela jornalista Tatiana Sabadini, do Correio Braziliense, um jornal do Distrito Federal, a fim de obter dele uma entrevista sobre a controvérsia entre o criacionismo e o evolucionismo. Para a produção da reportagem, ela questionou por que é tão difícil para a sociedade científica aceitar as ideias criacionistas. Como reposta a essa pergunta, Michelson salientou: "Justamente porque muitos consideram o criacionismo como um modelo apenas religioso, sem levar em conta seu aspecto científico." Ele explica que grande parte da rejeição aos criacionistas tem origem no preconceito. Na ocasião, aproveitou para ressaltar que "embora os criacionistas reconheçam a Bíblia Sagrada como fonte de princípios morais e de respostas satisfatórias para as perguntas fundamentais da humanidade, eles também fazem boa ciência e se pautam pelo método científico". Como exemplo, citou alguns nomes de importantes cientistas criacionistas que têm artigos publicados nos mais prestigiados periódicos científicos, como Leonard Brand, Harold Coffin e Marcos Eberlin.
Na palestra apresentada no Unasp, Borges, que atualmente exerce a função de editor da Casa Publicadora Brasileira (CPB), mostrou-se preocupado quanto ao preparo científico dos criacionistas. Segundo comentário feito em seu blog (www.criacionismo.com.br), a imprensa está cada vez mais procurando pessoas que falem sobre o assunto, contudo, ele adverte que para isso é preciso capacitação teológica e científica para discutir o tema.

Para mais informações, visite: www.criacionismo.com.br



Físico Adventista é destaque no The Astrophysical Journal

Dois astrônomos brasileiros elaboraram um mapa de um eclipse estelar, envolvendo sistemas de estrelas binárias, com uma qualidade nunca obtida até hoje. A descoberta foi publicada no conceituado The Astrophysical Journal.

Usando técnicas indiretas de obtenção de imagens, o estudo traz respostas a questões que há décadas intrigavam os astrônomos sobre as chamadas estrelas variáveis cataclísmicas - sistemas binários onde existe transferência de matéria de um corpo celeste para o outro.

Estrelas binárias

Com dados coletados por um telescópio de cinco metros de diâmetro em Monte Palomar, na Califórnia (EUA), o estudo da permitiu a construção de mapas dos eclipses da DQ Herculis.

Nesse sistema binário, a estrela que doa matéria passa na frente da anã branca e do seu disco de gás uma vez a cada 4h38m. Graças aos eclipses, é possível medir a velocidade do movimento das estrelas, determinar suas massas e dimensões, entre outros parâmetros.

"O trabalho foi chamado de estado da arte para técnicas de mapeamento indireto pelo revisor dessa importante revista científica, e demonstra a qualidade da pesquisa em astrofísica realizada na UFSC", comemora o físico Roberto Saito, que divide a autoria do artigo com seu orientador no doutorado, o professor Raymundo Baptista, integrante do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Físico Roberto Saito é membro da IASD Central de Florianópolis (SC)

Para mais informações, leia aqui.