quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Acordo Brasil X Vaticano

Em Novembro de 2008 o Presidente Lula esteve no Vaticano para assinar uma concordata entre os dois países. Curioso que vimos e lemos muito pouco, ou quase nada, aqui pelo Brasil sobre tal acordo. Jornal Nacional? Fantástico? Que nada! Ninguém noticiou nada no Brasil. Foi um acordo às escondidas. E, parece, tudo combinado com a imprensa.

Curioso é que ao sabermos desse acordo, ficou a expectativa: Quando chegar ao Brasil, para ser aprovado – Câmara, Senado – a gente fica sabendo mais alguma coisa! Nada! Mais curioso ainda é que na quarta-feira das semana passada, 26/08, foi aprovado na Câmara sem nem ao menos soubermos que seria discutido. Pior, foi na "calada da noite", literalmente!

O acordo prevê isenções fiscais, trabalhistas para a Igreja Católica. Ensino Religioso nas escolas de “Ensino fundamental” nos seguintes termos: “ensino religioso católico e de outras confissões”. Se em “alguns” municípios, antes de acontecer o acordo, era o Padre que indicava o(a) professor(a) de Religião (exemplo: São Francisco no Norte de Minas e outras cidades próximas), imagine agora depois do acordo.

Para piorar a situação alguns parlamentares (inclusive da bancada evangélica) que reclamaram dos privilégios para a igreja Católica, receberam um “cala a boca” dos demais com um acréscimo ao texto estendendo os privilégios às demais confissões como se isso resolvesse o problema. Parece brincadeira! Não é isso que precisamos (sou evangélico). A proposta de um estado laico foi por água abaixo. Ao invés de a identificação do estado ser o laicismo, será agora o sincretismo – ao invés do estado ser sem-religião, é agora uma mistura de todas as religiões.

Esse negócio de misturar IGREJA e ESTADO é um perigo. Quem conhece a história do nosso mundo sabe o resultado de tudo isso no período da idade média. VAMOS ABRIR OS NOSSOS OLHOS! E a nossa boca também!

Obs: Ainda vai para o Senado! Que hora vão se reunir para aprovar esse acordo hein? Espero que pensem bem na decisão que estarão tomando!

Nenhum comentário: