segunda-feira, 21 de junho de 2010

Newton, Einstein e Deus [e Gleiser]

“Talvez isso surpreeenda muita gente, mas tanto Newton quanto Einstein, sem dúvida dois dos grandes gigantes da física, tinham uma relação bastante íntima com Deus” afirma Marcelo Gleiser (Doutorado no King's College London na Universidade de Londres e pesquisador pela Dartmouth College em Hanover, EUA) no caderno Ciência da Folha de São Paulo do dia 13 de junho de 2010, mas ele continua, “é bem verdade que o que ambos chamavam de ´Deus´ não era compatível com a versão mais popular do Deus judaico-cristão”.
Os argumentos em seguida são o que ele chama de embasamento para fazer tal afirmação: 1) No epílogo da edição de 1713 de sua obra prima “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” (1686), Newton escreve que o seu Deus (cristão, claro) era o senhor do Cosmo e que deveria ser adorado por estar em toda a parte, por ser o “Governante Universal”. SUA CONCLUSÃO: Essa visão de Deus pode ser considerada panteísta, se entendermos por panteísmo a doutrina que identifica Deus com o Universo ou que identifica o Universo como sendo uma manifestação de Deus. 2) A visão que Einstein tinha de Deus, devidamente destituída da conotação cristã, ecoava de certa forma a de Newton. Einstein desprezava tudo o que dizia respeito à religião organizada, em particular a sua rígida hierarquia e ortodoxia. Para ele, um Deus que se preocupava com o destino individual dos homens não fazia sentido. Sua visão era bem mais abstrata, baseada nos ensinamentos do filósofo Baruch Spinoza, que viveu no século 17. Numa carta dirigida a Eduard Büsching, de 25 de outubro de 1929, Einstein diz: “Nós, que seguimos Spinoza, vemos a manifestação de Deus na maravilhosa ordem de tudo o que existe e na sua alma, que se revela nos homens e animais”.

NOTA DO EDITOR: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos.” Salmo 19:1. Seria correto apontar Davi (Judeu que com certeza cria num Deus único e pessoal ) como sendo panteísta por dizer que o firmamento dá testemunho de Deus? Logo Davi? Gleiser fez isso. em relação a Newton. Por que ele não fala das obras/comentários de Daniel e Apocalipse (clique para baixar) que Newton escreveu? Lá não percebemos nenhum resquício de panteísmo! Mas isso os “cientistas” [entre aspas pois creio serem estes apenas pseudo, pois os verdadeiros, buscam encontrar a verdade seja ela o que for] como ele, não falam!

Nenhum comentário: