segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ENEM - Novas datas (?)

A Justiça ordenou ao Ministério da Educação que marque outro dia – que não o sábado – para que 21 alunos de um colégio judaico de São Paulo façam o Enem. O MEC anunciou que recorrerá. O Enem está marcado para 5 e 6 de dezembro – sábado e domingo.

O sábado é o shabat, dia em que os judeus descansam. Do pôr do sol da sexta ao pôr do sol do sábado, não trabalham, não dirigem e não escrevem.

Vendo que seus alunos perderiam o Enem, o colégio Iavne, nos Jardins (zona oeste), apresentou a ação judicial. Na primeira instância, a Justiça não viu motivo para mudar a data. O colégio recorreu. E o Tribunal Regional Federal deu razão à escola.

O juiz Mairan Maia escreveu que o MEC deveria permitir que a prova fosse resolvida pelos alunos do Iavne “em dia compatível com o exercício da fé”. Seria um exame com “o mesmo grau de dificuldade”. “Ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa.”

Para os advogados da escola, o Ministério Público deveria exigir o mesmo direito aos demais alunos judeus e aos seguidores da Igreja Adventista, que descansam nos sábados.

fonte: Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u643760.shtml

NOTA: Os judeus não farão a prova como os Adventistas (após o pôr-do-sol), pois o dia seguinte, 06/12/09, é um feriado judaico (shabath), impossibilitando-os de se aplicarem na resolução da prova!

Nenhum comentário: